31 de agosto de 2012

Brasileirão #20: Grêmio vence confronto direto e conta com tropeço dos rivais para encostar

A vigésima rodada do Campeonato Brasileiro, a primeira do returno, foi bastante agitada, com uma boa média de 29 gols marcados, algumas surpresas e um grande beneficiado: o Grêmio.
O tricolor gaúcho, aproveitou o tropeço dos seus rivais da ponta, Atlético-MG e Fluminense, que apenas empataram seus jogos e conquistou uma bela vitória diante do Vasco, outro concorrente direto no G4.

Galo permanece na Liderança e Grêmio subindo
A primeira surpresa da rodada aconteceu no jogo do líder. O Atlético-MG recebeu a equipe da Ponte Preta, no estádio Independência e acabou sendo surpreendido. O Galo por duas vezes esteve á frente do placar, com gols de Danilinho e Guilherme, mas não contavam com uma noite inspirada de Cicinho. O lateral-direito da Macaca marcou duas vezes, igualando o marcador e calando o caldeirão atleticano que, diga-se de passagem, lotou mais uma vez. Mesmo com esse empate, o Galo permaneceu na liderança. Isso porque o Fluminense deixou escapar a chance de assumir a ponta da competição, jogando em casa, empatando com a equipe do Corinthians, em 1 a 1. E oportunidades, não faltaram. O Flu finalizou 14 vezes ao gol, quase o triplo do que o Corinthians, que adotou uma postura mais defensiva, principalmente após sair na frente do placar, com gol do atacante Emerson. Com a chance da liderança escapando, Abel colocou seu time pra cima, mas o tricolor conseguiu apenas o empate, já quase no final de jogo, com o artilheiro do campeonato, Fred. Com isso, o Fluminense soma 43 pontos, um á menos que o Galo, que ainda tem um jogo á menos. O Corinthians, permanece  o bloco intermediário, em décimo segundo.

Quem se beneficiou com esses tropeços dos líderes, foi o Grêmio. Jogando no Olímpico, o tricolor gaúcho mostrou que está forte na briga pelo título, enquanto o Vasco confirma a queda livre na tabela, agora com três derrotas seguidas. A partida foi marcada pela forte marcação, características dessas duas equipes na competição. O Grêmio com o passou a dominar o duelo a partir dos 30 da primeira etapa e chegou ao primeiro gol aos 41, com Marcelo Moreno. O Vasco não se encontrava em campo e não conseguia levar perigo a meta defendida por Grohe. O Grêmio não tinha nada haver com isso e chegou ao seu segundo gol, com o atacante Kleber. Final de jogo no Olímpico, vitória do Grêmio em franca ascensão no campeonato, 2 a 1. O Vasco permanece no G4, mesmo com a derrota.

Tudo muito embolado no bloco intermediário
No bloco intermediário da tabela, destaque para São Paulo, Cruzeiro e o surpreendente Náutico.
No Morumbi, o tricolor paulista não tomou conhecimento e aplicou uma goleada sem dó, nem piedade, pra cima da equipe do Botafogo, por 4 a 0. O placar começou a ser construído logo aos 5 minutos, com o atacante Luis Fabiano, que completava 200 jogos com a camisa do clube. Mas o São Paulo só foi aumentar a sua vantagem na segunda etapa. E não poupou nos gols. Osvalso, Lucas e Cícero ampliaram o marcador, confirmaram a vitória do tricolor e afundaram o Botafogo ainda mais. Final, 4 a 0. Com esse resultado, o tricolor encosta ainda mais no G4, agora 34 pontos, um á menos que o Vasco, o quarto. O Botafogo segue caindo e já é o oitavo.

Outra equipe que se destacou na rodada foi o Cruzeiro. Jogando fora de casa, derrotou a equipe do Atlético-GO pelo placar de 2 a 0. Com um gol em cada tempo, marcados por Borges e Wellington Paulista, a Raposa não deu chance ao Dragão. O goleiro Márcio ainda desperdiçou um pênalti para a equipe goiana. Aí fica difícil. Com a vitória, o Cruzeiro soma 31 pontos e se mantém na sexta colocação. O Atlético se afunda na zona de rebaixamento, na vice-lanterna.

Agora, se tem um time nesse campeonato que vem surpreendendo, esse time é o Náutico. Principalmente quando joga em seus domínios. O Alvirrubro deu mais uma vez, mostras da sua força e de maneira espetacular, venceu a equipe do Figueirense, de virada, pelo placar de 3 a 2. O Figueira saiu na frente com Caio e ampliou ainda na primeira etapa com Aloísio. Mas no segundo tempo, o Náutico acordou e o caldeirão dos Aflitos veio abaixo. Com dois gols de Elicarlos, que completava 150 jogos com a camisa do Timbú e um de Souza, o Náutico virou e chegou á vitória. Com mais esses três pontos, o Náutico sobe ao nono lugar. Já o Figueirense, segue no seu inferno astral e permanece na lanterna da competição, com apenas 14 pontos ganhos.

Ainda pelo bloco intermediário, o Internacional foi mal demais e jogando fora de casa, foi derrotado pela equipe do Coritiba, pelo placar de 1 a 0. O gol paranaense foi marcado pelo meia Rafinha. Há de se destacar, mais uma péssima atuação do atacante Diego Furlán. O uruguaio que errou um gol de dentro da área, sem goleiro, mandando a bola por cima da meta, completou sete jogos sem balançar as redes, sendo substituído na segunda etapa. Com a vitória, o Coxa respira mais aliviado e se distancia um pouco da zona do rebaixamento. O Inter cai para sétimo na classificação e fica um pouco mais longe de entrar no G4.

Na parte de baixo da tabela, nenhuma mudança
Na parte de baixo da tabela, ninguém entrou e ninguém saiu do Z4 nessa rodada. Na briga pra escapar da queda, quem conseguiu uma ótima vitória e se distanciou da zona da degola foi a Portuguesa. E de quebra, afundou ainda mais o Palmeiras na classificação. A Lusa aplicou um 3 a 0 no Verdão, que agora soma sua terceira derrota consecutiva na competição. O destaque da partida foi o atacante Bruno Mineiro, que balançou as redes por duas vezes. Moisés fechou o placar. Com esse resultado, a Portuguesa sobe para a décima terceira posição. O Palmeiras permanece em décimo sétimo.

Outra equipe da parte de baixo da tabela que venceu foi o Bahia. E certamente esse foi o resultado mais surpreendente da rodada. Jogando fora de casa, na Vila Belmiro, diante do santos de Neymar, Ganso e companhia, o tricolor baiano derrotou o Santos de virada, por 3 a 1. Após sair atrás do marcador, quando André fez para o Peixe, logo aos 14 da primeira etapa, o Bahia soube se manter equilibrado em campo e esperou o momento certo de atacar. Com três gols em 27 minutos (Neto, Souza e Gabriel) o Bahia virou e silenciou a Vila. Que só voltou a ser ouvida ao final da partida, com inúmeras vaias ao time santista, principalmente ao meia Ganso, chamado de mercenário. O Bahia segue na décima sexta colocação, na “boca” do Z4, agora com 20 pontos. O Santos estaciona na tabela e é o décimo primeiro.

Finalizando a rodada, quem conseguiu um resultado razoável foi á equipe do Sport. Jogando fora de casa, o Leão empatou em 1 a 1, contra a equipe do Flamengo, em Volta Redonda. Pra uma equipe que briga pra sair da zona do rebaixamento, perder pontos em qualquer situação nunca é bom, mas guardada as devidas proporções, um empate diante do Flamengo, longe de seus domínios pode ser considerado um bom resultado. E não foi fácil conquistar esse pontinho. O rubro-negro carioca saiu na frente, com gol do camisa 7 Ibson. O empate pernambucano saiu dos pés do atacante Felipe Azevedo. Ao final da partida, o treinador Dorival Junior saiu de campo aos gritos de “Burro!” “Burro!”. O empate deixa o Sport na décima oitava posição, com 16 pontos. O Flamengo permanece no meio da tabela, na décima colocação.

por André Gasparotto do Blog Esporters

Nenhum comentário: