14 de setembro de 2012

Brasileirão #24: Flu e Galo seguem voando; Palmeiras mais perto da Série B

Nada de mudança no G4. Flu segue Líder
O Fluminense venceu, mas não convenceu. Mesmo sem apresentar o velho e bom futebol de rodadas anteriores, ser dominado pela Lusa em alguns momentos do jogo e se ver, pressionado dentro de campo, o time do técnico Abel Braga derrotou a equipe da Portuguesa por 2 a 0, com gols de Jean e Wellington Nem e manteve a liderança do Campeonato Brasileiro. Com essa vitória, o tricolor chega aos incríveis 53 pontos. A Portuguesa permanece no bloco intermediário da tabela, com os mesmos 29 pontos.

E pra não deixar o Flu se distanciar, o Galo fez o seu dever. A vitória magra por 1 a 0, gol do atacante Leonardo aos 16 minutos da etapa final, foi o suficiente para o Atlético-MG superar a equipe do São Paulo e seguir na briga pelo título. A partida foi muito disputada, com algumas entradas mais ríspidas. Em uma delas, o São Paulo teve um jogador expulso, o que também facilitou um pouco a vida dos mineiros em campo. O Galo chegou aos 51 pontos em 23 jogos (O Atlético tem um jogo atrasado contra o Flamengo) e é o vice-líder da competição. A derrota do tricolor do Morumbi manteve o time de Ney Franco com 36 pontos, na sexta posição.

E quem ainda segue sonhando com o título do Brasileirão é o Grêmio. Jogando no Olímpico, foi a vez da equipe do Náutico sucumbir diante a “avalanche” tricolor e ser derrotado pelo placar de 2 a 0. Os gols da equipe gaúcha foram marcados pelo meia Marco Antonio e pelo atacante Kleber “Gladiador”. Com esse resultado, o Grêmio chega aos 47 pontos. Já o Náutico segue caindo de produção, permanecendo com 28 pontos e caindo para a décima quarta posição.

E fechando G4, a equipe do Vasco da Gama. Com gols do ídolo Juninho Pernambucano, do volante Nilton e do equatoriano Tenório, o trem-bala da Colina voltou a vencer no Campeonato e afundou de vez o Palmeiras na zona de rebaixamento. O atacante Luan descontou para o Verdão. Com o resultado, o Vasco foi a 42 pontos e garantiu a quarta posição. Por outro lado, o Palmeiras só aumentou a sua crise, não só dentro de campo. O treinador Luiz Felipe Scollari foi demitido do cargo e não comanda mais a equipe na competição. O Palmeiras segue com apenas 20 pontos, em situação dramática.

Pela vaga no G4, a briga segue boa
O Engenhão recebeu um pouco mais de nove mil pagantes, para o duelo entre Botafogo e Internacional. E esses torcedores não devem ter ficado nada satisfeitos com o “espetáculo” apresentado pelos jogadores de ambas as equipes em campo. O Inter saiu na frente do placar com o atacante Leandro Damião. O Fogão reagiu e chegou ao empate com o jovem Cidinho. As duas equipes seguem na disputa pela vaga á Libertadores do ano que vem. Com o resultado, o Glorioso chega aos 38 pontos, ocupando a quinta colocação da competição. Já o Colorado vai aos 36 pontos e ocupa o sexto lugar.

E nessa briga pra entrar no G4, quem acabou decepcionando foi o Cruzeiro. A verdade é que a Raposa acabou sendo surpreendida pelo Figueirense, que vem se recuperando na competição e jogando em casa, não poderia deixar esses três pontos passar. Os gols do Figueira foram marcados pelo zagueiro João Paulo e pelo atacante Aloísio. Agora, o alvinegro chega aos 22 pontos e segue a caminhada para se salvar do rebaixamento. O Cruzeiro acaba sofrendo a terceira derrota seguida e se distancia um pouco do G4.

Outra equipe que, digamos assim, decepcionou na rodada foi o Corinthians. Jogando no Pacaembu, o Timão na passou de um empate em 1 a 1, diante da Ponte Preta. E o Corinthians só conseguiu o seu gol, aos 44 minutos da segunda etapa, com o atacante Emerson “Sheik”. A Macaca havia saído na frente do marcador, com Tiago Alves. Com esse resultado, as duas equipes seguem no meio da tabela de classificação. As duas com 32 pontos, mas a equipe da capital paulista em nono e os campineiros em décimo.

No ano passado, Santos e Flamengo fizeram um jogo histórico na Vila Belmiro, com os visitantes vencendo o jogo por 5 a 4, com uma atuação de gala de Ronaldinho Gaúcho. Um ano se passou e a história agora foi outra. Nada de grande jogadas (o gol de Neymar, talvez), muito menos espetáculo. Depois de um primeiro tempo morno e uma segunda etapa nada animadora, o Santos em 3 minutos decidiu o jogo. Victor Andrade e Neymar foram os autores dos gols. O Alvinegro praiano enfim, reencontra o caminho da vitória e chega aos 30 pontos. Já o Flamengo, segue ladeira abaixo, agora em décimo sexto, com 27 pontos ganhos, apenas três pontos da zona de rebaixamento.

Na parte de baixo, Sport empata e Dragão se complica
Além de Figueirense e Palmeiras, duas outras equipes completam o Z4. Sport e Atlético-GO. E essas duas equipes não conseguiram bons resultados nessa rodada.

O Sport ficou apenas no empate diante da equipe do Bahia, em plena Ilha do Retiro, pelo placar de 1 a 1. O resultado é péssimo para os rubro-negros, que não conseguiram encurtar a distância para a primeira equipe fora da zona de rebaixamento. O Leão é o décimo sétimo na classificação, com 23 pontos.  Já os soteropolitanos seguem fora da degola, no décimo quinto lugar, mas ainda correm riscos.

E se o empate do Sport já foi péssimo, o que dizer do Atlético-GO que acabou derrotado, em casa e agora se vê em situação desesperadora na competição. Em pleno Serra Dourada, “lotado” com pouco mais 690 pagantes, o Dragão perdeu por 2 a 1, pra equipe do Coritiba. Com mais essa derrota, o Atlético segue com os mesmos 17 pontos, na lanterna do Brasileiro. Com essa vitória, o Coxa sobe para a décima segunda posição, ultrapassando Santos, Bahia, Flamengo e Náutico e chagando aos 28 pontos.

por André Gasparotto do Blog Esporters

Nenhum comentário: